Triunfal
O Jogo
Premissa: Em Triunfal, 2 a 8 participantes travam uma disputa entre múltiplos universos, onde o campeão é determinado por quem vencer mais combates e pontuar no pódio.
Componentes de Jogo: Cada envelope de jogo contém os seguintes itens – 1 quadro de jogo; 2 folhetos de regras; 2 cartas de condição (iniciativa/atordoado); e 24 cartas de personagem, sendo três universos (Braver/Vermelho, Ezok/Verde, e Astrae/Azul) com numerações de 1 a 8 (chamada de Valor) no topo e de 1 a 24 no fundo (seu número de coleção).
Componentes de Jogo:Cada jogador possui seu lado de jogo, contendo o baralho; a mão (onde ficam as cartas compradas do baralho); o campo de jogo ( onde as cartas são baixadas e acontecem os combates); os recursos (cartas usadas em combate); e a tumba, para onde vão as cartas descartadas ou destruídas.
Zonas de Jogo: Cada jogador possui seu lado de jogo, contendo o baralho; a mão (onde ficam as cartas compradas do baralho); o campo de jogo (onde as cartas são baixadas e acontecem os combates); os recursos (cartas usadas em combate); e a tumba, para onde vão as cartas descartadas ou destruídas.
Modos de jogo: Existem diversas maneiras de se jogar Triunfal. Aqui teremos as regras para jogar o modo Arena. Mas siga nosso link e veja o manual completo online de regras com diversas outras modalidades.
Modo arena resumido
1) Cada jogador escolhe 2 universos para formar seu baralho. Cada universo possui 8 cartas, totalizando um baralho de 16 cartas.
2) Com os baralhos formados, todos disputam a iniciativa. Todos revelam a carta do topo do baralho, quem revelar a mais alta toma a iniciativa; em caso de empate, vai revelando cartas até uma ser a maior. Quando precisar seguir a ordem de iniciativa, segue em sentido horário começando com quem estiver iniciando.
3) Os jogadores embaralham as cartas e o jogo segue em rodadas.
Rodada de jogo:
1) Compra. Todos compram até ficarem com 3 cartas na mão.
2) Seleção. Todos selecionam 1 carta para baixar da mão virada para baixo, ou podem escolher Manobrar ou Recuar.
3) Resolução. Todos revelam simultaneamente as cartas viradas, pagam [Custo], e então resolvem, em ordem: [Investida], Combate e [Estratégia]. Cartas que vencerem o combate, as mais altas que participaram da rodada, entram no pódio (ficam em posição em pé) e contam pontos de vitória.
4) Finalização. Rodada termina; quem venceu o combate toma a iniciativa, ou, sem vencedores, permanece com o último iniciador. Nova rodada inicia na etapa 1.
Fim de Jogo: O jogo termina quando o primeiro jogador soma 20 pontos em cartas no pódio ou quando algum jogador fica sem cartas no baralho. Nesse último caso, o jogo imediatamente termina, encerrando qualquer combate ou habilidade vigente e quem tiver mais pontos no pódio ganha
Regras extensivas do modo arena
Começo de jogo: [1: FORMAÇÃO DE BARALHOS] Cada jogador escolhe 2 universos para formar seu baralho. Existem 3 universos, marcados pelo nome (Braver, Ezok e Astrae) e pela coloração (Vermelho, Verde e Azul). Cada universo possui 8 cartas. Após escolher seus 2 universos, totalizarão um baralho de 16 cartas. [2: DISPUTA DE INICIATIVA] Depois de formados os baralhos, todos os participantes revelam a carta do topo de seus baralhos. Quem revelar a de maior valor tem a iniciativa. Em caso de empate, vai-se revelando a próxima carta até uma ser a maior. Quem ganhar toma a iniciativa: sempre que for necessário resolver algum efeito em jogo segue-se em sentido horário, começando com quem possuir a iniciativa. Quem tiver a iniciativa deve ter revelado para cima o cartão ‘Iniciativa’. [3: INÍCIO] Os jogadores então embaralham as cartas e o jogo se inicia.
Jogando: O jogo acontece em rodadas que seguem as seguintes etapas. [1 COMPRA] Todos os participantes compram cartas do topo do baralho até ficarem com 3 na mão. [2. SELEÇÃO] Todos deve selecionar 1 carta da mão e a colocam em jogo virada para baixo. A carta deve ser baixada em seu campo de jogo, na vertical (em pé), e na frente da sequência das suas cartas anteriores (indicando a ordem das cartas que foram baixadas). Antes de selecionar uma carta, um jogador pode optar por Manobrar ou recuar (veja “Ações de Seleção” na seção “Detalhes Especiais”). [3. RESOLUÇÃO] A terceira etapa é dividida nas seguintes partes. [3.1 REVELAÇÃO] Todos revelam simultaneamente as cartas que baixaram nesta rodada. [3.2 CUSTO] Se uma carta possuir custo, você deve preencher os requisitos quando a virar para cima em campo. Se não puder, ou não quiser, a carta deve ser reciclada (colocada no fundo do seu próprio baralho). [3.3 INVESTIDA] Se algum jogador tiver uma carta com [Investida], deve avisar em voz alta. Seguindo a iniciativa, todos resolvem efeitos de investida das cartas. [3.4 COMBATE] Compare o valor de todas as cartas baixadas nessa rodada (o número no topo à esquerda da carta). O maior valor, ou o valor empatado entre o maior, vence o combate. As cartas que vencerem entram no Pódio, ficando em posição de pé (viradas para cima), e as outras são deitadas (indicando que perderam). Alguns efeitos permitem aumentar o combate de uma carta, como efeitos ou uso de recursos (veja em Glossário). [3.5 ESTRATÉGIA] Se algum jogador tiver uma carta com [Estratégia], deve avisar em voz alta. Seguindo a iniciativa, todos resolvem efeitos de estratégia das cartas. Depois do último efeito resolvido, passa para a etapa de finalização. [4. FINALIZAÇÃO] A rodada termina. Quem ganhou o combate toma o cartão de iniciativa; caso não haja ganhadores ou haja empate, a iniciativa permanece com o mesmo participante da última vez. Uma nova rodada se inicia a partir da etapa 1.
Fim de Jogo: Some o valor das cartas no pódio (as cartas de pé que venceram combate). O jogo termina quando o primeiro jogador alcançar 20 pontos ou mais no pódio, ou quando acabarem as cartas do baralho de algum jogador. Caso acabem as cartas o jogo imediatamente pausa, encerrando qualquer habilidade ou combate vigente, e todos contam quem tem mais valor no pódio, e esse será o vencedor.

Detalhes especiais
Ações de Seleção: Um jogador que possua uma mão ruim pode optar por Manobrar ou até Recuar. [MANOBRAR] Recicle duas cartas da sua mão (as coloque no fundo do seu baralho). Depois, compre uma carta. Você agora deve selecionar 1 carta para baixar. Se quiser Manobrar novamente, ao invésdisso deve Recuar. [RECUAR] Se você manobrar pela segunda vez, deve Recuar. Recicle sua mão (a coloque no fundo do seu baralho). Você não participa desta rodada e têm escudo (não pode ser alvo de quaisquer efeitos). Se quiser, você pode ganhar 1 recursos (leia sobre recursos em Glossário).
Direção da Rodada: Quem possui a iniciativa pode direcionar as etapas da rodada, indo de uma para a outra, convocando as pessoas para selecionar as cartas, revelar e ordenar os efeitos etc.
Encadeamento de Cartas: Todas as cartas jogadas permanecem em campo, a menos que sejam destruídas pelo efeito de alguma carta, sejam descartadas, ou seus custos não sejam pagos, ou sejam recicladas por alguma habilidade. O encadeamento das cartas – a ordem que elas vão sendo baixadas – é importante. Muitas cartas possuem efeitos especiais ligados ao encadeamento.
Fora de Combate: Um jogador que esteja fora de um combate (por estar atordoado) ainda deve selecionar uma carta para baixar e resolver seus efeitos. O jogador apenas não estará participando da batalha pelo pódio. Mas ele ainda pode [Recuar], caso queira sair completamente da rodada.
Postura das cartas: Postura é a forma como a carta fica em jogo. As cartas têm a postura para cima (revelada em jogo), para baixo (com a face para baixo), em pé (na vertical) e deitada (na horizontal).
Posicionamento das cartas: A carta que estiver na frente de todas é a carta Frontal. As cartas imediatamente anteriores à frontal são as Precedentes. A carta que vier depois é a Seguinte. Cartas e etapas que ocorrem nessa rodada são chamadas de Atual.
Palavras-chave: Para facilitar a leitura, no texto das cartas muitas vezes as palavras-chave são marcadas com aspinhas. Por exemplo: ‘Ressurgir’, ‘Insanidade’, ‘Pódio’ etc.
Pódio: Cartas que venceram o combate, normalmente indicadas pela postura em pé em campo. O objetivo do jogo é pontuar no pódio. Se você for o jogador com mais pontos no pódio, está ganhando no pódio; do contrário, você está perdendo no pódio. Se houver empate entre os maiores, estará empatado no pódio. A qualquer momento que alguém alcançar 20 pontos no pódio, o jogador vence o jogo.
Efeitos: São as capacidades das cartas descritas no texto, e se dividem em Investidas (efeitos antes do combate), Estratégias (efeitos depois do combate), e Gerais (que estão sempre ativos). Investidas e Estratégias são marcadas com colchetes [investida; estratégia]. Efeitos gerais são escritos sem colchetes.
Glossário
Atordoar/Atordoado: É uma condição que um jogador pode ganhar a partir de certos efeitos (como perder uma Emboscada). Quando for atordoado, pegue uma carta de condição ‘Atordoado’ e coloque visível para todos os outros jogadores. Enquanto atordoado, você está Fora de Combate (veja em situações especiais). Quando terminar o combate em que você não pôde participar, retire a condição de Atordoado.
Custo: São marcados nas cartas em maiúsculas e entre colchetes [CUSTO]. Cartas com custo devem preencher os requisitos quando são reveladas em campo, do contrário são devem ser recicladas (colocadas no fundo do baralho do próprio jogador).
Destruir: Indica que a carta alvo deve ser colocada na tumba de seu jogador.
Emboscar: Numa emboscada, todos os participantes devem revelar uma carta da mão. A com maior valor ganha a emboscada. Quem ganhou devolve a carta revelada para a mão. Quem perdeu deve descartar a carta revelada e está atordoado. Em caso de empate, nada acontece, e ambos devolvem as cartas para a mão. Um jogador SEM CARTAS na mão NÃO pode ser emboscado.
Escudo: Uma carta com escudo não pode ser alvo de efeitos dos adversários. Enquanto sua carta atual em campo tiver escudo, você enquanto jogador também não pode ser alvo ou afetado por efeitos dos oponentes.
Gerenciar X: Coloque até X cartas em seus recursos na sua mão e então deve devolver a mesma quantidade da sua mão para seus recursos.
Insanidade X: Indica que o jogador que estiver ativando insanidade deve colocar cartas igual ao valor de ‘Insanidade’ na carta do topo do próprio baralho na própria tumba.
Reciclar: Indica que a carta alvo deve ser colocada no fundo do baralho do próprio jogador.
Recurso: Quando uma carta fala para você ganhar recurso, pegue a carta do topo do seu baralho e a coloque em campo virada para baixo e deitada. Durante o combate você pode devolver qualquer número de recursos que você tiver para o topo do seu baralho novamente e conferir +1 valor para este combate por recurso utilizado.
Ressurgir: Durante sua etapa de Seleção, você pode avisar que vai ativar ‘Ressurgir’. Nesse caso, você pode descartar 1 carta de sua mão e, em seguida, devolver 1 carta com ‘Ressurgir’ da sua tumba para sua mão. Só pode ativar ‘Ressurgir’ uma vez por etapa de Seleção.
Valor: O número indicado no topo esquerdo da carta. Esse é o número usado para fazer as comparações em jogo. Algumas cartas têm o valor modificado em situações específicas (como combate). O valor também é somado no Pódio, determinando a pontuação para a vitória do jogo. No entanto, valores modificados em combate não alteram o valor da carta no pódio.
